domingo, 9 de setembro de 2012

Gás Sarin

O que é?

Coelho usado para detectar traços de Sarin
em uma planta de produção em
Rocky Mountain Arsenal

Sarin (2-(fluoro-metil-fosforil)oxipropano) é um gás incolor e inodoro, criado em 1938 para ser usado como inseticida, mas a história não foi bem assim...

Pra que serve?

A partir de 1939, passou a ser produzido pela Alemanha nazista para propósitos de guerra porém não utilizaram-no. Na década de 50, a antiga URSS e os EUA, passaram  a produzir sarin.

No Reino Unido o militar Ronald Maddison, morreu após uma estranha experiência com o gás, mais detalhes aqui.

Na década de 80 o iraque fez largo uso do gás, contra o irã, e contra o povo Curdo no massacre de Halabja, matando cerca de 5 mil pessoas e prejudicando outras 10 mil.

Em 1995, a seita japonesa Aum Shinrikyo, coordenou um ataque ao metro de tóquio, matando 13, ferindo gravemente 54 e afetando outras 980 pessoas, os motivos reais do ataque ainda são desconhecidos.

Como funciona?
 

Fórmula do gás sarin.
Ele funcinona de forma semelhante aos inseticidas organo-fosforados. O sarin é um forte inibidor da enzima cholinesterase, que atua no mecanismo de contração e relaxamento dos músculos, como o sarin inibe a enzima, ela se torna inativa, e com isso a acetilcolina, continua ativa, e isso gera fortes contrações musculares.

O que causa?

Outros efeitos do sarin além da contração muscular são, salivação abundante, diminuição da frequência cardíaca, sudorese, náuseas, vômitos, cegueira temporária e permanente e paralisia, convulsões, com alto índice de mortalidade. A contaminação faz com que haja uma insuficiência para realização de funções básicas, como a respiração e o controle dos batimentos cardíacos, já que os músculos são severamente afetados.


Fontes:
http://emergency.cdc.gov/agent/sarin/basics/facts.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarin

Nenhum comentário:

Postar um comentário